Apesar de o nome parecer brasileiro, Camera Obscura vem do latim, daquela câmera escura que a gente estudava em física, lembra? A banda foi fundada no ano de 1996 em Glasgow, na Escócia, mesmo ano de nascimento do Belle & Sebastian. O que parece ser coincidência pode não ser. Afinal, Tracyanne Campbell vocalista do Camera, era namorada do vocalista do Belle & Sebastian, Stuart Murdoch. A única confirmação que trago para vocês, é que o ano de 96 foi de ótimos frutos para o indie pop escocês.
Gavin, Tracyanne, Lee, Carey, Kenny and Jonh |
O primeiro disco só veio depois de cinco anos. Biggest Bluest Hi-Fi figura até hoje como um dos álbuns mais importantes lançados pela gravadora independente Andmoresound. O Camera Obscura fez a primeira gravação com o selo escocês em 1998. Foram quatro trabalhos em conjunto. Três singles e o primeiro LP.
O grande destaque do álbum são os duetos da Tracyanne e John Henderson. Com sua voz marcante e calma, Jonh chama a atenção mesmo quando só contribui no backing vocal. A única parte trágica dessa história foi o fato de John ter se desligado da banda durante a turnê do segundo disco, Underachiever Please Try Harder.
John Henderson |
Musicalmente o disco é muito rico. As músicas se escoram principalmente em três pontos: Uma base feita por violão, a leve presença do piano e os constantes solos de guitarras que “correm por fora” durante as melodias. Além desses pontos principais, metais e um violino surgem em determinados momentos para completar a harmonia.
O álbum pode se tornar intrigante, ao relacionarmos as letras com as músicas. Passa despercebido a muitos ouvidos, pequenas histórias que em alguns momentos chegam a ser tristes, sempre falando sobre algum tipo de “amor não correspondido”. Essas histórias são abafadas pelo modo leve e feliz com que a banda trata os seus instrumentos. Biggest Bluest Hi-Fi é um disco coringa. Bom para quem está triste e também para quem está feliz.
Destaques: Happy New Year, Houseboat, Swimming Pool, Anti-Western e I Don’t Do Crowds
Site Oficial: www.camera-obscura.net
[2001] Biggest Bluest Hi-Fi |
Nenhum comentário:
Postar um comentário